Notícias

Cadastramento de dados sobre água, esgotos e resíduos termina dia 9 de julho

26/06/2018

O cadastramento de dados – referentes a 2017 – sobre água, esgotos e resíduos sólidos termina dia 9 de julho. A iniciativa, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), prevê a coleta das informações por meio do preenchimento de questionário online pelos prestadores de serviços de água e esgotos e pelos órgãos gestores de manejo de resíduos sólidos urbanos no Snisweb.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre a demanda, e aconselha o lançamento das informações o quanto antes, pois as políticas públicas do governo federal são baseadas no índice de informações abarcados pelo Snis. Quanto maior a representatividade dos Municípios brasileiros respondentes, fica mais fidedigno dimensionar as demandas necessárias aos Municípios.

A entidade reforça ainda que o não fornecimento dos dados causa a inadimplência com o Snis, e consequentemente impossibilita o recebimento de verba para aplicar na área. Isso porque a prestação de contas é condição para acessar recursos de investimentos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, conforme definido nos normativos dos Manuais dos Programas.

Para cadastrar as informações, os gestores responsáveis devem entrar no sistema pelo http://app.cidades.gov.br/snisweb. No caso de primeiro acesso, devem preencher cadastro com informações gerais e pessoais. Se servidor já tiver feito esse processo, basta acessar a plataforma com a inclusão de login e senha.

Pesquisa
Por fim, a CNM indica aos gestores satisfeitos e aos insatisfeitos com o site e  com os dados para participarem da pesquisa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades para avaliar a satisfação dos usuários do site do Sistema. O tempo de resposta é de aproximadamente três minutos e identidade mantida em sigilo. 

Dúvidas e outras informações pelo www.snis.gov.br, pelo e-mail snis.ae@cidades.gov.br ou pelos telefones (61) 2108-1276 // 2108-1231 // 2108-1405 // 2108-1402 // 2108-1411 // 2108-1403 // 2108-1229 e 2108-1396.

Com informações do Snis e CNM

Mande-nos uma mensagem

Nome

Email

Recado