Amunes participa de reunião para orientações aos municípios atingidos pela chuva

Representante do governo federal deu orientações técnicas sobre pedidos de reconstrução das cidades

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 02/04/2024.

Nessa segunda-feira (1º), a Amunes participou de uma reunião com secretarias do Governo do Estado e com o Governo Federal para repassar aos gestores municipais e suas equipes orientações técnicas sobre pedidos de reconstrução das cidades capixabas em situação de emergência devido às chuvas. 

De forma presencial, participaram da reunião, em Vitória, o prefeito Marcos Jauhar (Guaçuí), a secretária executiva e o diretor administrativo da Amunes, Christiane Linhalis e Bruno Carvalho. Virtualmente, participaram os prefeitos Cacalo (Muqui), Dito (Muniz Freire), Sérgio Fonseca (Jerônimo Monteiro) e Josemar Fernandes (Atílio Vivacqua).

O diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Paulo Roberto Farias Falcão, apresentou aos prefeitos e equipes das 13 cidades quais os objetos e situações que podem ser incluídos nos projetos para solicitação de recursos do governo federal e como fazer os pedidos e cadastrar os projetos a fim de evitar erros. Estão em situação de emergência os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Paulo Falcão falou sobre o que os municípios podem requerer em termos de recursos para restabelecimento e reconstrução das cidades, citando como exemplo,  entre outros itens, construção de pontes, bueiros, limpeza, desobstrução e recuperação de vias públicas, remoção de queda de barreiras e erosão em estradas vicinais, obras de muros de contenção, reparos em estações de captação de água, reparos em danos prediais ou reconstrução em edificações públicas, reconstrução de casas destruídas ou interditadas definitivamente em função do desastre e fornecimento de telhados de unidades habitacionais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além de detalhar os procedimentos técnicos, Falcão alertou os municípios sobre os prazos para solicitação de recursos, com base nos planos de trabalho a serem apresentados, correlacionando danos ao evento climático. Ele ressaltou que técnicos do órgão nacional estiveram em municípios capixabas gravemente atingidos pela chuva vendo a situação de perto e transmitindo informações técnicas.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br  
 

Compartilhe esse conteúdo