Os desafios dos municípios capixabas

Objetivos, Público-Alvo e Eixos Temáticos

Objetivos

Contribuição para o aprimoramento das administrações municipais, com troca de experiências, informações e conhecimentos para que os gestores elaborem e apliquem estratégias e diretrizes capazes de fomentar e fortalecer o desenvolvimento de suas cidades

Público-Alvo

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Servidores Públicos do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, autarquias, fundações, empresas públicas e privadas, entidades de classe, entidades sem fins lucrativos, instituições financeiras, instituições de ensino, entre outras.

Eixos Temáticos

Governança Municipal
Tecnologia e Inovação
Finanças Municipais
Cidade para as Pessoas

Eixo 1 - Governança Municipal

Abordagem de temas e debates envolvendo os “Princípios da Boa Governança”, sendo estes: legitimidade, equidade, reponsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability. A programação elaborada para este eixo (palestras, cursos, workshops e conferências) garantirá ao participante amplo conhecimento e adequação aos mecanismos de uma boa governança, como liderança, estratégia e controle, envolvendo as mais diversas áreas da gestão pública, como Controladoria, Contabilidade e Administração.

Eixo 2 - Tecnologia e Inovação

Apresentação de iniciativas que preparam os municípios para o novo contexto da transformação digital, promovendo a inovação na oferta de serviços. A programação para este eixo (palestras, cursos, workshops e conferências) abordará o processo criativo e dinâmico, no sentido de transformar a política pública, gerando ganhos de qualidade, economia, maior representatividade nas ações de governo e melhoria dos serviços destinados aos cidadãos, incluindo também propostas de implantação de soluções tecnológicas.

Eixo 3 - Finanças Municipais

Abordagem de Temas e debates que estimulem a melhoria da arrecadação e aprimoramento das despesas. A programação para este eixo (palestras, cursos, workshops e conferências) abordará temas relevantes como: aumento de arrecadação, aprimoramento das despesas, controle do gasto público, eficiência nas compras públicas, equilíbrio orçamentário, ampliação de investimentos e de captação de recursos.

Eixo 4 - Cidade para as Pessoas

Este eixo vai apresentar temas que tem como característica principal a busca de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população, preparando os municípios para o desenvolvimento a curto e longo prazo, com ações planejadas, visando cidades saudáveis, seguras e sustentáveis. Na programação desenvolvida para este Eixo (palestras, cursos, workshops e conferências) terão destaques temas como: empreendedorismo, melhoria da mobilidade urbana, fomento cultural e turístico, política ambiental, qualidade de ensino público, gestão pública de saúde e políticas assistenciais.