Prefeitos lançam Consórcio de Compras Governamentais no Palácio Anchieta

Os municípios capixabas lançaram nesta segunda-feira (30) o Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais. A iniciativa teve o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), do Governo do Estado e da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES) .

Na mesma ocasião, foram oficialmente abertas as inscrições para a 8ª edição do Congresso Gestão das Cidades e lançado o Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do governador Renato Casagrande, dos deputados estaduais Marcelo Santos, Dary Pagung e Emílio Mameri, e dos desembargadores Fábio Klein e Artur Neiva. O presidente do Tribunal de Contas, Sérgio Aboudb, também participou do lançamento, acompanhado pelos conselheiros Rodrigo Coelho e Rodrigo Chamoun.

A Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES) foi representada pelo seu presidente, o vereador de Baixo Guandú, Wilton Minarini, que assinou o protocolo de intenções juntamente com o governador Renato Casagrande e o presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

Mais de 60 prefeitos, acompanhados se suas respectivas equipes, além de secretários de Estado, secretários municipais e vereadores também marcaram presença no evento.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande, afirmou que o momento é de mudarmos a forma de oferecer os serviços públicos, trabalhando de forma inovadora e em conjunto.

“A Amunes tem uma grande importância para o nosso trabalho. Temos um nível de organização muito grande em nosso Estado e isso está refletindo nos municípios. Reflexo disso é o Tribunal de Contas do Estado que é muito bom, pois ficam controlando e de olho nos limites. E a lei aqui no Estado é aplicada. Nosso TCES aplica com muito rigor e nos traz segurança. Temos um trabalho em comum a ser feito e todos precisam saber dos nossos limites e de nossas despesas”, ponderou o governador.

O chefe do Executivo Estadual prosseguiu: “Temos que usar os novos recursos para que possamos reduzir os custos. Não posso atender à demanda da sociedade apenas contratando. Ou usamos a inovação para, de fato, ter um controle maior, ou não teremos como fazer o enfrentamento. Podemos comprar certo, mas se não tivermos cuidado, vamos ter aumento da nossa despesa. Temos um Estado que pode ser referência para o Brasil e o mundo. Vamos trabalhar juntos, pois sou um defensor do fortalecimento dos municípios”, apontou.

O presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel, apresentou o Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais e destacou as vantagens que a iniciativa vai gerar para os municípios capixabas. “A estimativa é reduzir 20% dos custos. Além disso, o consórcio vai incrementar a capacidade de investimento e de bens e serviços públicos, ou seja, será sinônimo de eficiência e economia para os cofres públicos”, explicou. Gilson Daniel afirmou ainda que o consórcio “é um novo marco para a aquisição de bens e serviços no Estado”.

Consórcio

O Consórcio Público Capixaba de Compras Governamentais tem o objetivo de facilitar a aquisição de bens e serviços pelos municípios capixabas, além de promover a eficiência do gasto público.

Também vai permitir a realização de convênios, contratos, termos de parceria, acordos de qualquer natureza, recebimento de auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos de governo.

Congresso

A 8ª Edição do Congresso Gestão das Cidades será realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha. Com o tema “Os desafios dos municípios capixabas”, o congresso será focado em quatro eixos temáticos: Tecnologia e Inovação, Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas e Finanças Municipais.

O congresso será realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das administrações municipais, com troca de experiências, informações e conhecimentos, para que os gestores elaborem e apliquem estratégias e diretrizes capazes de fomentar e fortalecer o desenvolvimento de suas cidades. Reuniremos em único espaço pessoas e instituições dedicadas a solucionar os problemas enfrentados pela gestão pública.

Prêmio

O Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata é uma realização da Amunes e tem como objetivo a premiação de projetos inovadores que proporcionem benefício perceptível para a sociedade e que possam ser disseminados a outras cidades.

“Pela primeira vez, a Amunes realiza um prêmio para reconhecimento das boas práticas da gestão pública municipal. E, os vencedores de cada categoria vão receber R$ 5 mil e um intercâmbio de experiência, para conhecer uma boa prática de gestão no Brasil, com todas as despesas custeadas pela Amunes”, explicou o presidente da Associação e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

A apresentação do prêmio contou com a presença do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que é sobrinho do ex-senador. “Nossa família ficou muito feliz com a homenagem. Essa iniciativa é mais uma contribuição para que o Espírito Santo continue se destacando no cenário nacional”, afirmou Edmar Camata.

O prêmio será composto de quatro categorias, em consonância com os Eixos Temáticos do 8º Congresso Gestão das Cidades: “Governança Municipal”, “Tecnologia e Inovação”, “Finanças Municipais” e “Cidade para as Pessoas”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 1º de novembro, no endereço www.amunes.org.br/congresso/premio-boas-praticas.

 Assessoria de Comunicação da AMUNES
(27) 3227-3077
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2019

LEIA MAIS...

Escola de Governo da Amunes promove mais um seminário de qualificação
Prêmio Boas Práticas será lançado no Palácio Anchieta
1º Encontro dos Agentes Amunes reúne servidores de municípios capixabas
Amunes realiza seminário sobre Meio Ambiente
Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br