Amunes realiza seminário de Gestão de Resíduos Sólidos

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) recebeu nesta terça-feira (29) servidores públicos municipais de todo o Estado para mais um seminário. Desta vez, o tema foi “Gestão de Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Compostagem”.

A capacitação é uma parceria entre a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o CNM Qualifica, projeto da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e teve como palestrante a geógrafa e mestra em Gestão Ambiental e Territorial, com enfoque na gestão de resíduos sólidos na Amazônia, e consultora em Meio Ambiente e Saneamento na Confederação dos Municípios (CNM), Cláudia Lins.

A promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do Ministério Público do Estado, Isabela de Deus Cordeiro, também participou do seminário.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Amunes, Gilson Daniel, reforçou a importância da realização de cursos de qualificação de servidores públicos municipais. Gilson Daniel também destacou que várias iniciativas desenvolvidas pelos municípios podem ser inscritas no Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata.

“As inscrições terminam na próxima sexta-feira, dia 1º de novembro, e eu tenho certeza que muitos de vocês desenvolvem iniciativas que podem ser reconhecidas, premiadas e, principalmente, replicadas por outros municípios capixabas”, explicou.

Gestão de Resíduos Sólidos

Durante o seminário, a consultora Cláudia Lins abordou temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus conceitos e instrumentos, as obrigações municipais e orientações para solicitação de financiamentos.

A palestrante também repassou aos servidores orientações básicas sobre a coleta seletiva, explicou a relação entre a logística reversa e a coleta seletiva, detalhou os tipos de coleta seletiva e destacou a importância do planejamento do município.

Os participantes também conheceram boas práticas de coleta seletiva em outros Estados do país, programas alternativos com parcerias com o setor privado, além da inclusão de catadores de materiais recicláveis em ações de coleta seletiva desenvolvidas pelo poder público.

Os tipos de compostagem, as informações contidas na Resolução nº 481/2017 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, e exemplos de boas práticas de compostagem também fizeram parte da programação do seminário.

Assessoria de Comunicação da AMUNES

(27) 3227-3077
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

Data de Publicação: terça-feira, 29 de outubro de 2019

LEIA MAIS...

Inscrições do Prêmio Boas Práticas até 1º de novembro
Senado aprova cessão onerosa e texto segue para sanção
Inscrições abertas para programa de incentivo ao empreendedorismo
Tribunal de Contas do Estado realiza encontro técnico sobre receita municipal
Cessão onerosa: Câmara aprova texto positivo para municípios
Associação Capixaba dos Institutos de Previdência realiza curso na Amunes
Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br