100% dos municípios capixabas aderem ao Paes

Os prefeitos capixabas e o Governo do Estado assinaram nesta  quinta-feira (31) a repactuação do Paes (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo). 

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) foi representada pelo prefeito de Vila Velha, Max Filho.

O objetivo da repactuação é fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

Com a adesão de todos os municípios, 160 mil crianças serão atendidas em quase 1.400 escolas em todo o Estado.

A cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes, e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

O evento também contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Coelho, do deputado estadual coronel Quintino, da secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, do representante do movimento ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, da consultora da Unicef, Vânia Tardin, do representante dos dirigentes municipais de Educação (UNDIME), André Luiz Ferreira, da promotora Maria Cristina Pimentel, e do diretor executivo da Associação Bem Comum, Clodoveu de Arruda.

Além dos prefeitos e secretários municipais, profissionais da Educação de todo o Estado também prestigiaram a cerimônia.

Até 2022, o governo do Estado fará entregas de ações do Paes, além de investimentos em obras e na ampliação de 100 creches, aquisição de material didático e capacitação de professores. 

“Pacto sempre é um produto do diálogo. Nosso compromisso é dialogar com os municípios e os resultados dependerão da nossa sinergia em trabalhar juntos. Temos que ter metas e alcançar resultados na educação”, disse o governador.

Protocolo de Intenções

O protocolo de intenções, assinado por todos os prefeitos e secretários municipais de Educação, reafirma o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma conjunta com os municípios para melhorar a qualidade da educação pública capixaba.

O instrumento formaliza o regime de colaboração entre as redes municipais e estadual a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Estado.

O Paes é uma iniciativa do Governo em colaboração com as prefeituras, envolvendo investimentos em recursos humanos, por meio de assessoria técnica e pedagógica. Recursos financeiros e materiais, incluindo a distribuição de material didático e formação para os profissionais que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, também fazem parte do escopo de investimentos.

Assessoria de Comunicação da AMUNES

(27) 3227-3077
(27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br

 

Data de Publicação: quinta-feira, 31 de outubro de 2019

LEIA MAIS...

Novo Marco Regulatório do Saneamento
Desenvolvimento do Caparaó é tema de reunião na Amunes
Amunes realiza seminário de Gestão de Resíduos Sólidos
Inscrições do Prêmio Boas Práticas até 1º de novembro
Senado aprova cessão onerosa e texto segue para sanção
Inscrições abertas para programa de incentivo ao empreendedorismo
Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br