Prêmio reconhece as melhores Boas Práticas do Espírito Santo

Quatro projetos ganharam a 1ª edição do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata. Os vencedores (1º lugares de cada categoria) receberão R$ 5 mil reais e um intercâmbio para conhecer uma boa prática de gestão no Brasil, com todas as despesas custeadas pela Amunes. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 28 de novembro, durante o 8º Congresso Gestão das Cidades, em Vila Velha.

Na categoria Governança Municipal, o projeto “Programa Regular”, de Baixo Guandu conquistou o primeiro lugar. Já entre os projetos de Tecnologia e Inovação, a Prefeitura de Vitória foi unanimidade, conquistando o 1º, com o projeto “Rede Bem Estar” e ainda os 2º e 3º lugares também.

 

 

Na categoria Finanças Municipais, o 1º lugar ficou com o município de Serra, com o projeto “Mais Receita - Melhoria na Qualidade de Vida dos Munícipes” e na categoria Cidade Para as Pessoas, o troféu de 1º lugar foi para Projeto Educacional Mostra de Vídeos Curtas Ambiental”, de Guaçuí.

 

  

 

Ao todo, 280 projetos foram inscritos. Desses, 153 preencheram os requisitos de conformidade e foram analisados pela banca, sendo classificados 24 finalistas do prêmio, que tem por objetivo premiar projetos inovadores que proporcionem benefício perceptível para a sociedade e que possam ser disseminados a outras cidades. 

Veja abaixo um resumo dos projetos vencedores

Governança Municipal - “Programa Regular” (Baixo Guandu)

O projeto iniciou em 2018. Trata-se de ações voltadas para a população de baixa renda que ocupa núcleos urbanos informais de forma irregular. É um projeto voltado ao reconhecimento e valorização da posse exercida por esta população, dentro dos preceitos legais, fomentando o exercício da cidadania a esta população, que recebe o titulo de propriedade de seu imóvel de forma totalmente gratuita, contemplando assim o Principio da Dignidade da Pessoa Humana esculpido na CF/88. 

Tecnologia e Inovação - Rede Bem Estar (Vitória)

O objetivo principal da Rede Bem Estar é o de integrar dados dos atendimentos realizados na rede de saúde de Vitória, mantendo o histórico dos atendimentos e procedimentos realizados, em um prontuário, mantido apenas de forma digital. Integrar dados com outros sistemas de informação, como Cartão SUS, Laboratórios. Análises Clínicas, etc; Garantir a confidencialidade dos dados, já que o acesso ao PEP é dado por níveis de privilégios dos profissionais; Controlar o uso de medicamentos das farmácias.

Finanças Municipais – Mais Receita - Melhoria na Qualidade de Vida dos Munícipes” (Serra)

O projeto tem por objetivo aumentar a receita municipal através do aumento do VAF (Valor Adicionado Fiscal) utilizado pela Receita Estadual para composição do índice de participação no repasse de 25% do ICMS aos municípios capixabas. Atualmente o município da Serra ocupa o primeiro lugar no repasse de ICMS no estado, tendo como base o ano de 2017.

Cidade Para as Pessoas Projeto Educacional “Mostra de Vídeos: Curtas Ambiental” (Guaçuí)

Este projeto tem por objetivo envolver e conscientizar a sociedade, em especial os estudantes e familiares, por meio da produção audiovisual, no debate das questões ambientais, já que as mesmas são reflexos do espaço produzido pelo ser humano ao longo de sua história, elencada nas relações que se estabelecem entre eles, assim como, inserir a percepção ambiental, realçar a preservação do meio ambiente começando com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença; e discutir as possíveis mudanças dessa realidade. 

CONFIRA A LISTA DOS FINALISTAS    

PREMIAÇÃO

CATEGORIA: GOVERNANÇA MUNICIPAL

COLOCAÇÃO

Nome do Projeto

Responsável

Município

1

PROGRAMA REGULAR

THAIS CRISTINA DOS SANTOS

BAIXO GUANDU

2

ESCRITURA NA MÃO

ELLEN RISSI FEITANIN

JAGUARÉ

3

CAFÉ & COMPLIANCE

SIMONE ALVES CASSINI

SÃO MATEUS

CATEGORIA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

COLOCAÇÃO

Nome do Projeto

Responsável

Município

1

REDE BEM ESTAR

MÁRCIO AURÉLIO PASSOS

VITÓRIA

2

CERCO INTELIGENTE DE SEGURANÇA

MÁRCIO AURÉLIO PASSOS

VITÓRIA

3

VITÓRIA ON LINE

MÁRCIO AURÉLIO PASSOS

VITÓRIA

CATEGORIA: FINANÇAS MUNICIPAIS

COLOCAÇÃO

Nome do Projeto

Responsável

Município

1

MAIS RECEITA - MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS MUNICÍPES

VAGNER SALLES JANSEN

SERRA

2

ORGANIZANDO AS CONTAS PÚBLICAS

GRAZIELLE BROMMONSCHENKEL DEMONIER DE SOUSA

CARIACICA

3

APRIMORAMENTO DE DESPESAS NA ENTREGA DO IPTU DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ

ZAMIR GOMES ROSALINO

ARACRUZ

CATEGORIA: CIDADE PARA AS PESSOAS

COLOCAÇÃO

Nome do Projeto

Responsável

Município

1

PROJETO EDUCACIONAL MOSTRA DE VIDEOS CURTAS AMBIENTAL

ROBERTO MARTINS

GUAÇUÍ

2

MEINCLUI - INCLUSÃO PRODUTIVA E APOIO AO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

ADRIANA DE SOUZA MELLO BARBOSA

ALEGRE

3

IBATIBA D'ELAS

ERICK DE ASSIS MARTINS

IBATIBA

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br