Amunes busca parceria com empresa de tecnologia para minimizar efeitos de enchentes

 

 

Planejamento é a melhor forma de evitar, ou minimizar, catástrofes. Visto os últimos acontecimentos que assolou o Espírito Santo, com cidades capixabas inteiras destruídas por conta da força da chuva, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa buscaram uma solução para minimizar esses impactos. Uma delas é uma ferramenta tecnológica de escaneamento de terreno, a laser, que verifica toda a densidade e volume de solo e água e aponta soluções viáveis para evitar alagamentos. Trata-se de uma ferramenta de atualização ou confecção de planos de redução de riscos.

“A ferramenta é fantástica e vai auxiliar muito todos os municípios. Estamos conversando sobre um acordo de cooperação técnica, sem custos, para auxiliar todos as cidades com seus planos. Sabemos que os problemas são muitos e, em alguns casos, muito graves, com casas construídas dentro de rios, mas o que não podemos fazer é ficar de braços cruzados esperando a próxima enchente. Precisamos agir, e agir acertadamente, para minimizar todo esse sofrimento dos municípios capixabas. Planejamento e ação são soluções para essas questões”, afirmou o prefeito de Viana e presidente da Amunes, Gilson Daniel.

O prefeito Gilson Daniel informou ainda que, na próxima semana, já terá em mãos um estudo, por meio dessa ferramenta, da cidade de Iconha. A Autodesk é uma empresa americana, líder em fornecimento de software de projetos. “A tecnologia deve estar a serviço do bem-estar da população e esse é o nosso objetivo: junto com a Amunes, trazer ferramentas de tecnologia que impactem diretamente na infraestrutura e na qualidade de vida do povo do Espírito Santo”, disse o deputado estadual e presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos. 

Auxílio

A Prefeitura de Vitória ainda está recolhendo doações, que estão sendo destinadas aos municípios mais atingidos pelas chuvas. O ponto de coleta é a própria Prefeitura de Vitória e a Casa do Cidadão de Vitória, que fica em Maruípe, das 08 às 20 horas. O presidente da Amunes, Gilson Daniel, neste final de semana, levará doações e materiais de limpeza para as cidades do Caparaó atingidas pelas chuvas.

Data de Publicação: sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br