Sustentabilidade é tema de seminário em Guaçuí

Começou na tarde desta terça-feira (01) o 1º Seminário Sustentabilidade Capixaba, em Guaçuí, na região do Caparaó. A abertura do evento contou com a presença de autoridades capixabas e já com o primeiro ciclo de palestras. O evento está sendo realizado de forma híbrida e transmitido pelo canal do portal Aqui Notícias no YouTube.

A proposta do evento é de promover as boas práticas do Espírito Santo na área de sustentabilidade e de fazer com que a sociedade reflita e crie mais consciência da necessidade dessas práticas.

“Agradecemos a oportunidade de estarmos nessa caminhada. O Espírito Santo é rico em recursos naturais e num momento como este, de conhecimento e diálogo técnico, devemos aprofundar ainda mais, para que possamos recuperar o que foi perdido e manter, com zelo tudo que temos”, explicou o presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Fabrício Machado, afirmou que o estado está empenhado nessa pauta. “Estamos em destaque no país e no mundo. Em breve seremos o primeiro estado do Brasil a ter 100% dos municípios licenciando. Também estamos ativos na pauta climática em parceria com os Estados Unidos e poderemos fazer muito pelo nosso estado”.

O prefeito de Guaçuí, Marcos Jauhar, falou sobre as boas práticas do município. “Nossa secretaria tem se esforçado pra ter resultados. Temos 100 pontos de entrega seletiva, temos o projeto que troca latinha por mudas de plantas e em menos de dois anos emitimos 100 licenças ambientais”.

Vander Patrício, prefeito de Itarana, falou sobre a importância desse debate para o seu município. “Estou muito feliz em estar aqui debatendo este tema. Em Itarana, sentimos na pele a importância de trabalhar com a sustentabilidade. Somos um município muito agrícola e estamos sofrendo com a falta de água. Por isso, temos trabalho com essas duas vertentes juntas”.

O evento tem continuidade durante toda a quarta-feira (03) com diferentes palestras.

2º dia – Quarta-feira, 2 de junho
08:30h - Palestra 1 – Dr. Francelino José Lamy de Miranda Grando: “A Evolução do Conceito de Desenvolvimento Sustentável"
09:30h – Palestra 2 – Dra. Luna Gripp Simões Alves: “Monitoramento Hidrológico - Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”
11h – Palestra 3 - Prof. Mario Mantovani – Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica: "Gestão Ambiental Local, Patrimônio Natural e Mata Atlântica"
14h – Palestra 4 - Prof. Sérgio Xavier - ex-Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e articulador do Centro Brasil no Clima (CBC)
15:30h – Palestra 5 - promotora Dra. Isabela de Deus Cordeiro “Destinação de Resíduos Sólidos”
16:20h – Palestra 6 - Prof. Fábio Ahnert – Diretor Presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh): “A Gestão da Água e sua Importância para a Sustentabilidade Ecológica, Econômica e Social”
17h – Encerramento do Seminário

Data de Publicação: quarta-feira, 02 de junho de 2021

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br