Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio

 

O mês de setembro no Brasil é conhecido pelo movimento nacional para a prevenção do suicídio e pela valorização da vida, o Setembro Amarelo. Sabendo da importância deste movimento para a conscientização e sensibilização da população, as prefeituras capixabas estão realizando ações com a população dos municípios.

Setembro Amarelo
O mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pois no dia 10 do mesmo mês é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O movimento de sensibilização “Setembro Amarelo” teve início em 2014.
Segundo o site da campanha, o Brasil tem em média 12 mil suicídios ao ano e no mundo são registrados mais de 01 milhão de casos. 

Confira as ações dos municípios:

Anchieta
A Prefeitura de Anchieta aderiu ao movimento e informa que diversas ações irão acontecer ao longo do mês nas unidades de saúde e outros setores. As equipes de RH e da Saúde Ocupacional do Servidor (Esos) decoraram todos os espaços da prefeitura com cor amarela. 
Já o Centro de Atenção Psicossocial de Anchieta (Caps), situado no bairro Guanabara, irá desenvolver ações de caráter preventivo fortalecendo o tema pela valorização da vida com a realização de palestras ministradas pelos psicólogos Joaquim Luiz da Silva Filho e Inglid Magri ao longo do mês de setembro. Os encontros serão realizados todas as quintas-feiras, das 8 às 9h.
Informações:
Esos: (28) 3536-2401 | Caps: (28 3536-3935/3774 | - CVV: 188

Ecoporanga

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou, nesta quarta-feira (08), uma palestra para os alunos da Escola Estadual José Teixeira Fialho, no distrito de Imburana. As atividades tiveram como tema “Prevenção ao Suicídio”, e abordaram os fatores que levam as tentativas do ato e como identificar se alguém está deprimido, através de sinais sutis que podem ser notados. Durante a palestra foi apresentado as estatísticas do Brasil e do Estado, em que consta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens no mundo todo. Os dados são preocupantes, mas a OMS relata que, a cada 10 casos de suicídio, 9 podem ser evitados.

Itapemirim
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itapemirim já programou várias atividades para trabalhar a prevenção do suicídio. A programação foi aberta nesta quarta-feira (1), às 9 horas, na sede do Caps, no bairro de Candeus, com uma roda de conversa com os pacientes sobre a prevenção do suicídio. A atividade foi mediada pelo serviço de psicologia do órgão.
Já no dia 14 de setembro está programada uma apresentação musical seguida de leitura lúdica, com a participação especial da equipe da Biblioteca Pública Municipal da Secretaria Municipal de Cultura. No dia 22 será a vez de uma sessão de cinema comentado.
E para o encerramento do mês, no dia 29, os usuários do Caps vão participar de exercícios de alongamento e a prática de yoga sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes.
Em todas as ações, os participantes receberão mudas de plantas nativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Horto Municipal. A ação objetiva contribuir com o reflorestamento do município e, ao mesmo tempo, trabalhar a ideia de se ver o florescer da vida.

Guaçuí
O município de Guaçuí desenvolveu o projeto “Fala Jovem – Guaçuí”, direcionado a jovens e adolescentes do município com o intuito de orientá-los sobre a valorização da vida. Essa é uma iniciativa dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
Foi disponibilizado um número de WhatsApp para que todas as pessoas que estejam passando por momentos de angústias e sofrimentos, possam receber amparo e orientações para que sejam encaminhados aos atendimentos psicológicos ou sociais ofertados pela rede municipal de saúde, caso tenha necessidade.
Se você necessita de um suporte psicológico e/ou social, os profissionais responsáveis pelo projeto estarão à disposição para ajudá-lo de segunda a sexta feira, de 7h às 16h. Basta enviar uma mensagem via WhatsApp, para o número 28 99951-0234.

Vargem Alta
Em Vargem Alta, o trabalho de conscientização e prevenção faz parte das atividades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I. Este é o local adequado para as pessoas que necessitam de acompanhamento multidisciplinar em saúde mental. A unidade fica localizada na Rua Santa Cecília, Centro, próximo à sede da Prefeitura. 
O telefone de contato é: (28) 99886-8573.

Nova Venécia
A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha realiza entrevistas sobre “Musicoterapia” e “Ansiedade” em homenagem ao setembro amarelo. Está sendo disponibilizado um bate papo com o psicólogo Janderson Silva, falando sobre a música como terapia e a psicóloga Natiele da Cruz Pereira que explica sobre a Ansiedade.

Átílio Vivácqua

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social, de Desenvolvimento Rural, de Educação, de Meio Ambiente, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e, ainda, do Conselho Tutelar, a programação inclui palestras e distribuição de folhetos. 

Confira a programação do Setembro Amarelo:

Dia 10 (sexta-feira)
Palestra com psiquiatra Geraldo Guarçoni
Tema: “Conscientização sobre a prevenção do suicídio”
Público-alvo: pacientes atendidos pela Equipe de Saúde Mental
Horário: 7h30
Local: Ambulatório Municipal de Agendamento (AMA)

Dia 17 (sexta-feira)
Palestra com a Equipe Técnica das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, além de atividade laboral com a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo Esporte e Lazer
Tema: “Prevenção do suicídio – Falar é a melhor solução”
Público-alvo: crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Grupo de Ginástica dos Idosos
Horário: 7h30
Local: Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”

Dia 30 (quinta-feira)
Distribuição de folhetos e informações a respeito da Campanha Setembro Amarelo
Público-alvo: servidores públicos e população em geral
Tema: “Falar é a melhor solução”
Horário: 16h
Local: Feira Livre da Agricultura Familiar (“Scarpão”)

Vila Pavão

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), está intensificando as ações para estimular os cuidados com a saúde mental, de forma a contribuir com a campanha Setembro Amarelo. O 10 de setembro, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi marcado por ação desenvolvida pela equipe do Cras no complexo administrativo da Prefeitura Municipal e comércio da cidade. Durante a ação foram distribuídos broches de laço amarelo, símbolo da campanha, aos servidores municipais e comerciantes, lembrando que os broches foram confeccionados pela própria equipe e devem ser usados durante todo o mês.

Ibatiba

Ibatiba realiza uma série de rodas de conversas nas escolas da rede municipal de ensino, dentro de um cronograma de ações para a campanha Setembro Amarelo. A realização é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro Municipal de Psicologia e do projeto Ibatiba D’Elas. Os encontros são ministradas por psicólogos do município e reúnem alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais. As conversas começaram nesta segunda (13), na Escola David Gomes e na Escola Agenor de Souza Lé, no distrito de Crisciúma. Nesta terça-feira (14), as conversas voltam a acontecer nas mesmas escolas, com a mesma quantidade de turmas e horários, além da Escola Municipal Santa Maria (quatro turmas), onde retornarão no dia 17.

Na Escola Municipal David Gomes as rodas de conversa serão realizadas nos próximos dia 20 e 21, sempre nos mesmos horários e turmas. No dia 21 e 24, acontecerão na Escola Municipal Eliana Marlene Coitinho – no Córrego Perobas (quatro turmas), e nos dia 27 e 28, na Escola Municipal Adelaide Rodrigues – em Santa Clara (quatro turmas).

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de setembro de 2021

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br