Alunos do fundamental tem aula extra para nivelamento da aprendizagem em Itapemirim

 

Com o retorno das aulas presenciais alternadas pelo ensino remoto, os alunos das turmas do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino fundamental participam de um projeto de nivelamento nas disciplinas de Português e Matemática. Instituído pela Secretaria de Educação de Itapemirim, o projeto estabelece uma aula extra no currículo para diminuir os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19.

O conteúdo programático das aulas prioriza a promoção de habilidades básicas dos alunos, não desenvolvidas em períodos anteriores do ano, em curso nas unidades de ensino fundamental do município.

Para o processo do nivelamento, as unidades tiveram que mapear, individualmente, as dificuldades dos estudantes para depois propor as ações pedagógicas reparadoras a fim de permitir que todos alcancem a equidade nos estudos.

“O nivelamento reduz os índices de reprovação e evasão escolar. Então, aquilo que o aluno aprendeu no ano anterior é base para o aprendizado neste ano. Com isso, quem ficou com lacunas na aprendizagem terá uma nova chance de aprender e seguir o conteúdo programático, sem maiores prejuízos“, avaliou a secretária municipal de Educação, Viviane Rocha Peçanha Sampaio.

Durante a avaliação diagnóstica, as escolas consideraram atividades diversificadas, como a leitura e interpretação, produção de texto, reflexões sobre a vida do estudante, jogos pedagógicos, debates, seminários, dentre outras.

 

Texto: Comunicação de Itapemirim

Data de Publicação: sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br