Setembro Verde: prefeitura de Piúma promove capacitação para servidores da saúde

 

A prefeitura de Piúma realizou nesta quinta-feira (23), um treinamento do Novo Fluxograma de Atendimento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, para os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde.

O treinamento faz parte do programa Setembro Verde/Livre da Sífilis e aconteceu no Auditório da Secretaria de Assistência Social. A capacitação contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da vigilância epidemiológica e foi realizada pelo médico Dr. Leonardo de Oliveira Ximenes. Também participaram desse treinamento os enfermeiros e os médicos de outras unidades de saúde de Piúma.

Essa foi a segunda capacitação. A primeira aconteceu no dia 16. Entre os pontos importantes discutidos e aprendidos no treinamento estão: a importância da realização de testes rápidos na busca ativa, pois essas doenças são silenciosas; a importância do pré-natal na prevenção da sífilis congênita; os protocolos clínicos de atendimento nas IST’s; a importância dos encaminhamentos para continuidade do tratamento no CTA e comunicação efetiva das doenças de notificação à vigilância epidemiológica.

De acordo com Jaqueline Cardoso, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “Um dos desafios dos sistemas de saúde universais é qualificar a conduta dos profissionais a partir da atualização que contribua para melhorar a assistência ao paciente. O CTA está inserido em um conjunto de estratégias de prevenção. Por isso a importância dessa capacitação para os médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde. Pois como a Atenção Primária, deve realizar a prevenção das doenças e o CTA realiza o tratamento”, explicou ela.

 

Texto: Comunicação de Piúma

Data de Publicação: sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br