Pautas prioritárias municipalistas foram discutidas durante encontro com os parlamentares

A noite dessa quarta-feira (27) foi marcada por um encontro entre os prefeitos do Espírito Santo presentes na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a bancada capixaba no Congresso Nacional. Na reunião realizada na Câmara dos Deputados foram tratadas pautas importantes que estão em tramitação na Câmara e no Senado.

O tema central das conversas foi a PEC 122/2015, a Proposta de Emenda Constitucional que proíbe a União de criar despesas para os estados, o Distrito Federal e os municípios sem definição de fonte de recurso ou previsão orçamentária. Também foram citadas diversas pautas prioritárias como a Lei das Associações (PL 4.576/2021), o Piso da Enfermagem (PL 2.564/2020), a Reforma Tributária (PEC 110/2019), entre outras.

O presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, presidiu a reunião juntamente com o deputado federal e coordenador da bancada federal capixaba, Josias da Vitória.

"Alinhamos essa reunião com o deputado Da Vitória para juntar a nossa bancada federal com os prefeitos que vieram participar da Marcha por dois motivos. O primeiro deles foi para apresentar os pleitos que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem debatido ao longo dos anos e também para aproveitar a oportunidade para estreitar o relacionamento dos prefeitos com os nossos parlamentares. Ao longo desses dias em Brasília, visitamos alguns gabinetes e discutimos as pautas prioritárias com foco no municipalismo em busca de equilíbrio fiscal para nossas prefeituras", afirmou o prefeito Victor Coelho.

O vice-presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destacou a importância da cooperação entre gestores municipais e parlamentares. "É a terceira ou quarta marcha que venho e fico muito feliz com esta noite, com a boa relação entre prefeitos e a bancada capixaba", disse.

O presidente da Amunes, Victor Coelho, solicitou esse encontro com os nossos deputados e senadores do Espírito Santo para que as pautas defendidas pela CNM fossem apresentadas. Reafirmo o nosso compromisso de estar lado a lado com as pautas de fortalecimento das cidades”, destacou o deputado Da Vitória.

Participaram do encontro os prefeitos: Fabrício Petri (Anchieta), Alessandro Broedel (Sooretama), Nemrod Emerick (Alegre), Luciano Pingo (Ibatiba), Fernanda Milanese (Boa Esperança), André Sampaio (Montanha), Ana Izabel Malacarne (São Domingos do Norte), Dorlei Fontão (Presidente Kennedy), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço), Hélio Carlos Cândido (Muqui) e Levi Marques (Brejetuba). Além de vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Entre os parlamentares, estiveram presentes a senadora Rose de Freitas e os deputados federais Neucimar Fraga, Paulo Foletto, Amaro Neto, Helder Salomão, Evair de Melo e Lauriete.

Texto: Assessoria de Comunicação da Amunes

 

      

 

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de abril de 2022

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br