Amunes participa da Conferência Estadual de Educação

O vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo, que também é prefeito de Ibatiba, participou de forma on-line, nesta quinta-feira (23), da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022, que tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

A CONAE é promovida pelo Fórum Nacional de Educação e o Fórum Estadual de Educação do Espírito Santo, e busca construir um espaço democrático aberto pelo Poder Público com a sociedade, para viabilizar a participação de todos, no desenvolvimento da Educação Nacional.

Em sua fala, o prefeito Luciano Pingo destacou que o Governo do Espírito Santo tem anunciado investimentos robustos nos municípios na área da educação, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes) e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).

“A Amunes tem orgulho de vivenciar lado a lado com a Sedu as ações que transformam a educação do Espírito Santo. Sabe-se que são muitos desafios, inclusive para buscar alternativas que valorizem ainda mais os nossos profissionais e para garantir a implantação de escolas de tempo integral nos municípios atendendo as metas do Plano Nacional de Educação. Sob a liderança do governador Renato Casagrande estão sendo realizados investimentos e entregas nos 78 municípios para a construção de escolas, obras de reformas, aquisição de equipamentos e melhorias nas unidades escolares”.

O representante da Amunes também destacou que o Governo do Estado anunciou, em maio, investimento de mais de meio bilhão de reais em apoio à educação, com recursos sendo aplicados na alfabetização, ensino em tempo integral e transporte escolar.

E complementou: “Eu tenho certeza que os gestores municipais, as secretarias de educação, os professores, bem como todos os colaboradores da Rede de Ensino querem garantir uma educação de qualidade e uma escola mais humanizada para os nossos estudantes”, disse.

Em seguida, a professora Maria Ester Galvão de Carvalho, membro do Fórum Nacional de Educação, apresentou uma palestra de abertura com o tema “Perspectivas para inclusão, equidade e qualidade e o futuro da educação”.

O debate foi coordenado pela gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Valquiria Santos Silva. Também participaram o secretário de Estado de Educação, Vitor de Angelo, e a presidente da União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES), Maria Olimpia Dalvi.


Texto: Amunes

 

Data de Publicação: quinta-feira, 23 de junho de 2022

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br