Workshop sobre eSocial reúne servidores municipais e funcionários de empresas privadas em Vila Velha

Servidores municipais, estaduais e funcionários de empresas privadas, atuantes das áreas de departamento pessoal, área financeira, contabilidade, auditoria, controles internos e gestores, participam, nesta terça-feira (16), do primeiro dia do Workshop sobre eSocial, que é a plataforma do Governo Federal que administra informações relativas aos trabalhadores.

O encontro está sendo organizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com apoio da Prefeitura de Vila Velha, do Sistema OCB Espírito Santo e da EL Serviços de Software, no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.

O workshop foi ministrado por Thomas Gomes Costa, coordenador de Gerenciamento e Estruturação de Cadastros do Ministério da Economia que instruiu os presentes quanto ao correto uso do eSocial e às formalidades e protocolos exigidos pela plataforma.

”Antes do eSocial as informações eram desencontradas e muitas vezes eram perdidas e os trabalhadores eram prejudicados quando iam requerer um benefício. Com a plataforma os empregadores passaram a comunicar ao Governo informações dos trabalhadores como: vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS”, afirma.

Para o vice-presidente da Amunes e também prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, essa qualificação é uma união de forças para uma gestão responsável. “Esse workshop colabora com os serviços na implantação do eSocial. A princípio seria somente para os servidores, municipal e estadual, mas foi ampliada as inscrições e as empresas privadas também foram convidadas a participar”, afirma.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ficou feliz em sediar o encontro. “Vila Velha recebeu o evento de braços abertos. Esse workshop reúne servidores de vários Entes da Administração Direta e Indireta, além de funcionários de empresas privadas. A qualificação sempre é bem-vinda e é o momento do nosso servidor aperfeiçoar e prestar seu serviço cada vez mais com maestria”, ressalta.

Para o secretário de Administração de Vila Velha, Rodrigo Magnago, todos saem ganhando com eventos como esse. “A capacitação dos servidores é importante para essa mudança do cenário nacional advindo do eSocial, que está mudando a cultura e a praxe adotada até aqui. Com o sistema, todos os empregadores passaram a comunicar ao Governo federal, de forma unificada, informações relativas aos trabalhadores/servidores”, frisa.

Felipe Pimentel, servidor da Prefeitura Vila Velha, não pensou duas vezes para se inscrever. “O workshop é um momento para sanarmos as dúvidas em relação ao programa. Essa qualificação torna nosso trabalho mais eficiente dentro da administração”, relata.

Já a servidora de Marilândia, Ana Paula Astori, destacou que o curso foi extremamente importante para o desenvolvimento profissional dos servidores municipais, estaduais e todos os participantes interessados. “Além disso, esse conhecimento facilita muito para quem está lá na ponta, bem como nas atividades rotineiras de trabalho e no dia a dia da Prefeitura”, disse.

Fernanda Bastos, servidora da Prefeitura de Linhares, ressaltou que o workshop está sendo uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas. “A partir do momento que estudamos o tema vão surgindo dúvidas. Neste curso podemos esclarecer pontos importantes que, às vezes, interferem no dia a dia no departamento”.

 


 

Data de Publicação: terça-feira, 16 de agosto de 2022

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br