Amunes protocola no Ministério da Infraestrutura pedido de cessão de trechos da linha férrea Leopoldina para o Governo do Estado

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, protocolou, nessa quarta-feira (17), o ofício n° 082/2022 no Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O pedido principal é que a cessão de trechos da linha férrea Leopoldina seja doada ao Governo do Estado do Espírito Santo para que, posteriormente, seja repassada aos municípios.

No documento, foi exposto que é de interesse público que ações (urbanísticas, de lazer, esportivas, paisagísticas e turísticas) sejam realizadas de modo que os municípios possam reaproveitar trechos da antiga linha férrea para o bem-estar da população e o desenvolvimento de projetos.

A linha férrea compreende os seguintes municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Vargem Alta, Domingos Martins, Vila Velha, Cariacica, Viana, Mimoso do Sul, Muqui, Alfredo Chaves e Atílio Vivácqua.

No último dia 11 de julho, uma comitiva de prefeitos protocolou pedido de cessão do domínio das vias ferroviárias para os municípios. Além de entregar documento, a comitiva se reuniu com o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, com o diretor da OPLAM, Fábio Nunes, com o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER), André Ludolfo, e com o assistente técnico do Ministério da Infraestrutura, Ricardo Jerusalém.

“Em Cachoeiro, já solicitamos a doação de 33 km de malha ferroviária que estão abandonadas, pelo menos, desde 2017, pela concessionária, a fim de implantarmos um terminal de cargas para atendermos ao nosso futuro distrito industrial de Morro Grande. Além disso, com as linhas recuperadas, podemos também incentivar o turismo na região, como já ocorre em Soturno”, afirmou o presidente da Amunes, Victor Coelho.

 

Data de Publicação: sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br