A Lei nº 10.105/2013 que permite a aplicação dos recursos decorrentes da Lei nº 8.308, de 12.6.2006, em despesas correntes (amplia a aplicação até 50% dos recursos recebidos para cobrir custeio das Prefeituras. Os recursos poderão ser aplicados até o final de 2014).
Ver publicação da Lei no Canal Downloads (legislação) do site:
http://www.amunes.org.br/index.php?pg=legislacao
Em parceria com o Sebrae e o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação, servidores públicos e sociedade civil, foram capacitados para desenvolver projetos, captar recursos, elaborar e manejar orçamentos públicos e Planos Plurianuais, assim como instrumentalizar o município para o desenvolvimento local.
Acordo da Amunes com o Governo do Estado para a elaboração e implementação do Portal dos Municípios. Quando esse acordo foi feito, apenas 16 municípios tinham site, hoje 50% já possuem página na internet.
Beneficiando 30 municípios que possuem IDH até 0,723 e população até 30 mil, (Censo 2000 - IBGE) esta lei entrou em vigor criando o Fundo de Combate à Pobreza e seu Conselho Gestor, estabelecendo as áreas de aplicação de recursos. O financiamento do fundo é realizado por meio da alíquota adicional de 2% no ICMS para bebidas alcóolicas, cigarros, armas e munições, o que gera cerca de R$ 17 milhões por ano, cuja vigência é 2010.
Com objetivo de permitir que a receita gerada com a atividade petrolífera beneficie todos os municípios capixabas, o Projeto de lei transferirá para o municípios 30% dos royalties recebidos pelo Governo do Estado, só eram distribuídos para os municípios que recebem menos de 10% no índice de participação dos municípios: IPM-ICMS e menos de 2% de royalties. Os critérios básicos para essa distribuição levam em conta a população de cada região, o percentual de repasse de ICMS e o percentual dos royalties dos municípios. A Lei entro em vigor em 14/06/2006.
http://www.mpes.gov.br/anexos/conteudo/21361657371172008.pdf
Parceria com a CST - Arcelor Brasil: foi implantado um programa de capacitação de prefeitos, com o objetivo de construir uma Gestão Municipal empreendedora e competitiva, capaz de melhorar processos, criar espaços de integração das políticas e agendas de trabalho regional para soluções comuns dos problemas da região.
Assinatura do Termo de Adesão ao ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA celebrado entre o Governo do Estado do Espírito Santo e AMUNES que tem por objeto a concessão de apoio técnico e operacional, por meio da atuação da Secretaria de Estado de Controle e Transparência - SECONT e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo – PRODEST, para viabilizar a divulgação das informações relativas à execução orçamentária e financeira dos Municípios, visando o atendimento às exigências contidas na Lei Complementar 131, de 27/05/2009 e no Decreto 7.185, de 27/05/2010.
http://www.transparenciadosmunicipios.es.gov.br/graficos/municipios/Principal.aspx
Parceria com o TCEES - Tribunal de Contas do Espírito Santo; e apoio da Secretaria Estadual de Planejamento, Secretaria Estadual de Controle e Transparência, BANDES, Caixa Econômica Federal, IFES e o movimento Espírito Santo em Ação.
Todos os 78 municípios capixabas foram contemplados pelo Tribunal e pela Amunes com a realização do Seminário, que treinou, de março a agosto de 2013, mais de 2.000 servidores e gestores municipais.
Na programação foram destaques as palestras sobre Execução Fiscal nos municípios e Regularização Fundiária, Desafios na Gestão de Pessoal e Plano de Desenvolvimento ES 2030, Planejamento das Peças Orçamentárias, Controle Interno, Nova Contabilidade Pública, Geo-obras, limites de Gastos, licitações e Contratos.
Telefone: (27) 9 9842-8048
E-mail: amunes@amunes.org.br