Ministério reconhece situação de emergência em 13 cidades do ES após chuvas

Governo do ES decretou situação de emergência

| Assessoria de Comunicação

O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu situação de emergência em 13 municípios da Região Sul do Espírito Santo, atingidos por fortes chuvas entre sexta-feira (22) e sábado (23).

No domingo (24), o MIDR já havia reconhecido, de forma sumária, a situação de emergência em 13 cidades do Espírito Santo: Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Ibitirama, Muqui, Muniz Freire, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e São José do Calçado. Segundo o MIDR, a partir desse reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. 

No sábado (23), o Governo do Espírito Santo havia decretado situação de emergência. Veja aqui: Governo decreta situação de emergência após fortes chuvas no ES

“As ações rápidas tanto do Governo do Estado quanto da União mostram o diferencial de atuação do Governo Renato Casagrande e sua equipe e do Governo federal. As ações de socorro e resposta rápida aos municípios são extremamente importantes neste momento de tanta angústia e sofrimento de tantas famílias que perderam tudo. Não esperamos que situações como essa aconteçam, mas quando elas acontecem a resposta do poder público faz toda a diferença”, disse o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo. 

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhe esse conteúdo