Amunes incentiva municípios a criarem conselhos de políticas antidrogas

A intenção é implementar a iniciativa, garantindo políticas públicas mais estruturadas e eficientes para proteger as comunidades

| Assessoria de Comunicação

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) reforça a importância da criação de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (COMAD) como instrumento essencial na prevenção, no combate e na recuperação de pessoas afetadas pelo uso de substâncias ilícitas.

A iniciativa do governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (SESD), visa a liberar recursos para a implementação dos conselhos e contratação de serviço especializado em acolhimento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Esses conselhos desempenham um papel fundamental na articulação entre poder público, sociedade civil e instituições especializadas, promovendo ações de conscientização, tratamento e reinserção social. Além disso, contribuem para a elaboração de estratégias eficazes de enfrentamento ao problema, fortalecendo as redes de apoio nos municípios.

Em 2024, durante o Amunes na Estrada, o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, visitou municípios capixabas levando informações e tirando dúvidas sobre a implantação do sistema. Segundo ele, os conselhos são importantes instrumentos para a articulação e a participação social nas decisões e prioridades de políticas públicas.

“Os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas são instâncias de controle social que auxiliam e assessoram o poder executivo municipal no planejamento e implementação da Política sobre Drogas, formados por representantes da esfera pública, da sociedade e de áreas estratégicas. O objetivo é fomentar o fortalecimento desses espaços e, consequentemente, a política pública sobre a temática”, ressalta o subsecretário.

O presidente da Amunes, Luciano Pingo, incentiva os gestores municipais a implementarem essa iniciativa, garantindo políticas públicas mais estruturadas e eficientes para proteger nossas comunidades. “Juntos, vamos construir um futuro mais seguro e saudável para todos”, afirma ele.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo