NOTÍCIAS
Drauzio Varella abre a 4ª Semana Estadual de Políticas sobre Drogas no Espírito Santo
Evento discutiu ações de prevenção e acolhimento e contou com conferência magna do médico e escritor
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) marcou presença na abertura da 4ª Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, realizada nesta quarta-feira (25), no Palácio Anchieta. Nos dias 26 e 27 de junho, o evento acontece no auditório do Sebrae, em Vitória. O evento, promovido pela Rede Abraço em parceria com a Coordenação Estadual de Políticas sobre Drogas (Coesad), reuniu especialistas, gestores públicos e instituições para debater estratégias de prevenção, acolhimento e enfrentamento ao uso de drogas no Estado.
A conferência magna de abertura foi conduzida pelo médico e escritor Dráuzio Varella, que abordou o tema “Cuidar, não punir: a importância do acolhimento e da empatia na política sobre drogas”. Em sua fala, Dráuzio defendeu a construção de políticas públicas centradas no cuidado com o indivíduo, e não na criminalização, destacando a importância da escuta ativa, do acesso à saúde e da reinserção social.
Representando a Amunes, o secretário executivo Bruno Carvalho participou do encontro e destacou a relevância da presença dos municípios nesse tipo de iniciativa. “É fundamental que os municípios estejam alinhados com políticas de prevenção e acolhimento. Sabemos que é nas cidades que os impactos sociais do uso de drogas são mais evidentes, e por isso precisamos capacitar nossas equipes e fortalecer as redes de apoio local.”, afirmou.
Para o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, o trabalho da Rede Abraço mostra que há, sim, uma alternativa possível e eficaz para enfrentar o desafio das drogas. “Temos articulado prevenção, tratamento e reinserção social de forma integrada e humanizada, com o respaldo das evidências científicas, que apontam que o nosso Estado tem se consolidado como uma política pública que cuida efetivamente de pessoas. Convidamos os capixabas a estarem conosco durante os três dias de evento para fomentar o debate, os caminhos e as práticas exitosas no campo das políticas sobre drogas”, afirma.
A Amunes reafirmou seu compromisso em atuar como parceira dos municípios na formulação e implementação de políticas públicas integradas, que promovam a saúde, a dignidade e o cuidado com as populações mais vulneráveis. “Participar de eventos como este é uma forma de entender melhor os desafios, ouvir especialistas e trazer soluções concretas para o contexto municipal. A Amunes se sente honrada em contribuir para a construção de uma sociedade mais acolhedora, humana e consciente”, completou Bruno.
A programação da Semana contou com painéis temáticos, oficinas, palestras e mesas-redondas, com foco na integração de esforços entre os poderes públicos, instituições e a sociedade civil. O evento reafirma a importância da formação continuada, do diálogo intersetorial e da empatia como pilares fundamentais para uma política sobre drogas eficaz e humanizada.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo