NOTÍCIAS
Amunes debate piso do magistério em reunião com MPES e Undime
Encontro, que aconteceu no MPES nessa quinta-feira (31), visou a discutir alternativas viáveis de aplicação do novo piso salarial aos servidores da educação
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) realizou uma reunião estratégica com representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES), para discutir os desafios enfrentados pelos municípios na aplicação do novo piso salarial do magistério.
Participaram do encontro o presidente da Amunes e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, o secretário executivo da associação, Bruno Carvalho, a dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas da Educação (CAOPE) do MPES, procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, além do presidente da Undime-ES e secretário municipal de Educação de Alegre, Vanderson Valadares de Campos.
Durante a reunião, foram debatidas as dificuldades fiscais enfrentadas pelos municípios para cumprir a nova regulamentação do piso, sem comprometer o equilíbrio orçamentário. O Ministério Público reforçou seu papel como mediador e parceiro na construção de soluções que garantam os direitos dos profissionais da educação, com responsabilidade e respeito à legislação.

"Estamos diante de um tema extremamente sensível, que exige diálogo, responsabilidade e cooperação entre os entes federativos. Os prefeitos têm compromisso com a valorização dos profissionais da educação, mas também precisam de apoio técnico e segurança jurídica para implementar o reajuste de forma viável", afirmou o presidente da Amunes, Lubiana Barrigueira.
O presidente da Undime, Vanderson Valadares de Campos, também destacou a importância do diálogo técnico e institucional para encontrar alternativas que atendam às exigências legais sem comprometer a qualidade da gestão educacional nos municípios.
A Amunes reiterou seu compromisso com a construção de soluções colaborativas. “Nosso objetivo é manter uma agenda permanente de diálogo com os órgãos de controle e entidades representativas, sempre com base na realidade dos municípios e no equilíbrio entre valorização profissional e responsabilidade fiscal”, concluiu Barrigueira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo