Amunes participa de encontro do Cooperativismo capixaba com o Poder Executivo estadual

Encontro também celebrou o Ano Internacional das Cooperativas.

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O presidente da Amunes e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário executivo da associação, Bruno Carvalho, foram convidados para participar do encontro que o Sistema OCB/ES promoveu, na terça-feira (2/9), com representantes do Poder Executivo estadual e lideranças de cooperativas capixabas. Além do governador, Renato Casagrande, e do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço. marcaram presença membros de secretarias, órgãos e autarquias ligados ao governo estadual.

O objetivo do evento foi promover uma aproximação entre o Poder Executivo do estado e o público cooperativista, além de relembrar às lideranças do governo estadual que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Na abertura, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, elogiou o diálogo existente entre as cooperativas e o governo. “O cooperativismo tem um excelente relacionamento com o governo estadual. É uma parceria de longa data e que tem se aprofundado nesses últimos anos. Somos muito bem tratados por todas as autarquias e secretarias, e isso não é um privilégio exclusivo do cooperativismo, pois acontece com todos os setores produtivos”, frisou.

O diretor-executivo da organização estadual, Carlos André Santos de Oliveira, enfatizou o papel do Poder Executivo estadual para as cooperativas capixabas. “O governo do Espírito Santo tem sido parceiro do cooperativismo há muitos anos. Neste Ano Internacional das Cooperativas, não poderíamos deixar de agradecê-lo pelas diversas ações e bom relacionamento que mantiveram conosco”, salientou.

Na sequência, o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte apresentou dados que comprovam o impacto social e econômico do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Espírito Santo. Dados preliminares do Censo Cooperativista 2025 revelam que as cooperativas do Espírito Santo reúnem quase 968 mil cooperados e mais de 12 mil colaboradores. A movimentação econômica delas em 2024 foi de R$ 16,9 bilhões, o que equivale a 8,2% do PIB nominal capixaba e a 12,8% de impacto no valor agregado do PIB estadual.

Duarte também lembrou que o almoço com o Poder Executivo estadual integra uma série de ações planejadas pela Assessoria de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES. “Em julho deste ano, realizamos um café com parlamentares da bancada federal capixaba. No interior do estado, estamos promovendo encontros regionais de aproximação com o Executivo e o Legislativo. Hoje, temos este almoço, um momento de congratulação e agradecimento ao governo estadual”, recordou.

O governador Renato Casagrande afirmou que o cooperativismo se destaca por respeitar as regras e as instituições do Poder Público. “O respeito às instituições da administração pública e da sociedade permitem que a gente possa avançar, e o cooperativismo faz isso. Tudo está relacionado à força das nossas instituições. O setor cooperativista, por exemplo, só avança se o cooperado souber quais são as regras que regem a sua cooperativa”, disse.

Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, recordou a trajetória do cooperativismo e do governo estadual do Espírito Santo, fazendo uma analogia com a evolução dessas duas áreas. “Eu e o governador somos tão antigos na vida pública como o Carlos André e o Dr. Pedro são no cooperativismo. Por isso, vimos como o cooperativismo e o governo estadual evoluíram nos últimos anos. Precisamos estar atentos à manutenção desses ativos que construímos juntos”, considerou.

Representantes das diversas cooperativas do Estado também comentaram a importância do segmento em cada uma das respectivas áreas. 


 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo