NOTÍCIAS
Painel de Retomada de Obras da Educação é lançado pelo TCU
Ferramenta inédita permite monitoramento transparente de obras paralisadas e fortalece articulação entre órgãos de controle para assegurar avanços no setor educacional
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O Tribunal de Contas da União (TCU), em uma iniciativa prevista no Plano Anual de Trabalho da Rede Integrar, lançou o Painel de Acompanhamento da Retomada de Obras da Educação. A ferramenta promove o monitoramento sistemático e público das obras educacionais paralisadas que estão sendo retomadas em todo o país, com o objetivo de coibir paradas futuras e incentivar uma gestão mais eficiente por parte dos entes federados.
Desenvolvida com a participação dos tribunais de contas estaduais e municipais, além da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), a plataforma consolida um panorama atualizado das obras repactuadas entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os entes federados, no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante.
A ferramenta funciona como mecanismo de controle e coordenação integrada, fornecendo aos órgãos federais, estaduais e municipais uma visão clara sobre o andamento das obras conforme cronogramas e metas estabelecidas. O painel visa não apenas reduzir a duplicidade de esforços entre os órgãos de controle, mas também fortalecer a segurança jurídica e administrativa dos processos, garantindo maior eficácia das ações públicas.
Além de acompanhar o progresso, o painel serve como modelo de transparência para outras áreas, como a saúde, estendendo seu potencial de aplicação além da educação. Acompanhe aqui.
Diante dessa importante ferramenta, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) acolhe com entusiasmo a iniciativa. Ao reconhecer a relevância do painel para o aprimoramento da gestão municipal, a entidade reforça seu compromisso com a eficiência e integridade na execução das políticas públicas educacionais. A Amunes se coloca à disposição para mobilizar os municípios capixabas, estimulando a utilização da plataforma e fortalecendo os vínculos interinstitucionais necessários para assegurar que as obras em andamento sejam concluídas com qualidade e no prazo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo