NOTÍCIAS
Amunes participa de certificação de 43 municípios capixabas por excelência em transparência e governança
Evento aconteceu nesta quarta-feira (10), no auditório do Sicoob, em Vitória
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
A ampliação da cultura de transparência no Espírito Santo ganhou um novo marco nesta quarta-feira (10), com a certificação de 43 municípios que atingiram nível “Ótimo” no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 (ITGP 2025). A cerimônia contou com a participação do secretário-executivo da Amunes, Bruno Carvalho, que representou o presidente da instituição e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira.
Promovido pelo movimento empresarial Espírito Santo em Ação, com apoio da Transparência Capixaba, o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025 registrou o maior avanço desde sua criação. O número de cidades certificadas cresceu em relação aos anos anteriores: foram 33 em 2024 e 29 em 2023, demonstrando uma evolução consistente na gestão e na comunicação das informações públicas.
A edição de 2025 também alcançou recorde na categoria Diamante, reunindo 25 municípios: Vitória, Vila Velha, Viana, Vargem Alta, Serra, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Piúma, Linhares, João Neiva, Itarana, Iúna, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta e Aracruz.
Receberam o Selo Ouro sete prefeituras (São Mateus, Santa Teresa, Marilândia, Marataízes, Laranja da Terra, Itapemirim e Boa Esperança), seis ficaram na categoria Prata (Venda Nova do Imigrante, Ponto Belo, Pancas, Jerônimo Monteiro, Ecoporanga e Guarapari) e cinco na Bronze (Conceição do Castelo, Nova Venécia, Montanha, Rio Bananal e São Domingos do Norte).
Para concorrer ao Selo, os municípios precisaram atingir nota superior a 80 pontos, nível “Ótimo”, e cumprir recomendações técnicas da Transparência Internacional – Brasil e do Instituto Governo Aberto, incluindo a assinatura de termo de compromisso. A avaliação considerou seis dimensões, incluindo, pela primeira vez, o critério de obras públicas.

Segundo o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Fernando Saliba, o resultado comprova o avanço da agenda de integridade no Estado. Para a diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani, o crescimento no número de cidades elegíveis revela maior maturidade institucional. Já o diretor de Gestão Pública do Espírito Santo em Ação, André Brito, destacou que reconhecer bons desempenhos estimula melhorias contínuas nos municípios.
Representando a Amunes, Bruno Carvalho enfatizou o papel dos municípios na consolidação das boas práticas de gestão. “Esse resultado fortalece a convicção de que a transparência é o caminho para o desenvolvimento municipal. Ver tantas cidades capixabas avançando é motivo de orgulho para a Amunes e um incentivo para que continuemos apoiando as prefeituras na construção de uma gestão mais aberta, moderna e responsável”, afirmou o secretário-executivo.
Com presença ativa no evento, a Amunes reafirmou seu compromisso com a evolução da gestão municipal e com o incentivo às práticas que ampliam o acesso à informação e a participação social no Espírito Santo.
As certificações serão entregues em cada região a partir de janeiro de 2026. Os municípios precisam ficar atentos ao contato que será realizado pela equipe responsável pela classificação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo