Amunes participa de fórum sobre uso da água e sustentabilidade hídrica em Venda Nova do Imigrante

Segunda edição do Fórum da Coordenadoria Regional das Bacias Hidrográficas foi sobre o Rio Itapemirim e Rio Itabapoana

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 27/04/2024.

Em continuidade aos diálogos pela conservação e preservação dos recursos hídricos do Estado, a Associação dos Municípios do Espirito Santo (Amunes) participou da segunda edição do Fórum da Coordenadoria Regional das Bacias Hidrográficas, desta vez do Rio Itapemirim e do Rio Itabapoana, promovido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). 

O evento, que reuniu os principais atores com atuação no tema, foi realizado em Venda Nova do Imigrante, nesta sexta-feira (26).

Na abertura, a procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, destacou em seu discurso a importância de uma gestão eficiente dos recursos hídricos, não apenas nos momentos de escassez, mas também de excesso, lembrando como foi o caso recente das chuvas no Sul do Estado.

O promotor de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos, coordenador das Bacias Hidrográficas do Rio Itapemirim e Rio Itabapoana, deu as boas-vindas ao público, que contou com representantes de todos os 21 municípios contemplados. A promotora de Justiça de Venda Nova, Adriana Dias Paes Ristori Cotta, agradeceu a escolha do município para sediar o encontro.

Além deles, compuseram a mesa de honra os prefeitos João Paulo Schettino Mineti, de Venda Nova do Imigrante; e Luciano Pingo, de Ibatiba e presidente da Amunes.

O evento foi encerrado com o painel sobre Defesa Civil e Desastres Hídricos, com participação do comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Alexandre Cerqueira, e do secretário-Geral do MPES e procurador-Geral de Justiça eleito para o biênio 2024/2026, Francisco Martínez Berdeal. A moderadora deste painel foi a procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade.

Programação
Ao longo do dia, o público acompanhou – de forma presencial e virtual – cinco painéis que abordaram temas como gestão de recursos hídricos, saneamento, sustentabilidade, regularização rural, uso da água, conservação do solo e desastres hídricos.

Continuidade
O primeiro encontro da série foi o Fórum da Coordenadoria Regional das Bacias Hidrográficas do Rio Santa Maria da Vitória e do Rio Jucu, realizado em Santa Teresa nos dias 22 e 23 de fevereiro. A ideia é seguir com a realização de novas edições ao longo do ano, passando por todo o território. Ao todo, o MPES conta com seis coordenadorias regionais que contemplam as 14 bacias hidrográficas capixabas.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br 

Compartilhe esse conteúdo