Últimos Workshops sobre Nota Fiscal Fácil e Documento de Arrecadação do eSocial

Encontros serão em Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

Na próxima semana, acontecem os dois últimos workshops NFF e DAE (Nota Fiscal Fácil e Documento de Arrecadação do eSocial), projeto itinerante que percorreu, nas últimas semanas, diversos municípios capixabas levando capacitação para as regiões. O projeto é uma realização do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). 

No dia 1º de outubro (quarta-feira), o encontro será em Domingos Martins, a partir das 14 horas. No dia 02/10 (quinta-feira), Venda Nova do Imigrante sedia a capacitação, a partir das 9 horas. Vale destacar que em ambos os encontros, são também convidados a participar os municípios do entorno. 

A iniciativa visa capacitar os produtores, técnicos de campo, orientadores, agentes de atendimento, sindicatos, associações e cooperativas na emissão da Nota Fiscal Fácil (NFF) e do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), apresentando a ferramenta como um meio de facilitar a vida dos contribuintes e aprimorar a arrecadação na era digital. Com o objetivo de simplificar a relação dos cidadãos com os governos federal e estadual, o e-Gov permite que diversas burocracias sejam resolvidas na palma da mão, sendo uma de suas funções a emissão de documentos online, como NFF e DAE. 

De acordo com o gerente administrativo e financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), Welingtonglei de Carvalho, a modernização dos processos fiscais torna-se necessária para garantir a eficiência da Sefaz e a conformidade dos contribuintes, mas os produtores rurais também são beneficiados.  

"Um dos benefícios da nota fiscal para o produtor é poder garantir a regularidade da sua atividade, além de servir como comprovação para fins de aposentadoria. Por meio dela ainda é possível permitir a participação desses produtores em programas governamentais e o acesso a incentivos fiscais", pontua.

Da mesma forma que a NFF veio para descomplicar a emissão de documentos fiscais eletrônicos, o DAE padronizou a arrecadação de tributos federais da atividade rural, beneficiando especialmente a agricultura familiar. O Workshop, então, tem o objetivo de incentivar a arrecadação de forma orgânica e sustentável.

Para participar faça a inscrição gratuita clicando aqui. 

  • 01/10 | 14h às 17h | Domingos Martins
    Municípios envolvidos: Alfredo Chaves, Cariacica, Marechal Floriano e Viana
  • 02/10 | 9h às 12| Venda Nova do Imigrante
    Municípios envolvidos: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Ibatiba, Irupi e Iúna


 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo