NOTÍCIAS
Reunião debate avanços e desafios do Samu 192 no Espírito Santo
Encontro com gestores municipais e representantes da Saúde estadual reforça a importância do modelo consorciado para ampliar eficiência e qualidade no atendimento de urgência
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário executivo da instituição, Bruno Carvalho, participaram de uma reunião com representantes dos consórcios públicos intermunicipais de saúde e com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, além do subsecretário de Estado da Saúde, Gleikson Barbosa (Kim). O encontro, realizado em Vitória, também contou com a presença dos prefeitos de São Roque do Canaã, Marcos Guerra, de Marilândia, Gutim Astori, e de servidores da área da saúde.
Durante a reunião, foram discutidos os desafios e avanços na administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), serviço fundamental no atendimento de emergências em todo o Espírito Santo. Os representantes destacaram o papel essencial do modelo consorciado, que tem garantido eficiência, agilidade e maior cobertura em diferentes regiões, além de proporcionar melhores condições de atendimento para a população capixaba.

O presidente da Amunes, Lubiana Barrigueira, ressaltou a importância da união de esforços entre municípios e Estado para fortalecer o serviço. “O Samu é uma conquista que salva vidas diariamente e precisa estar cada vez mais estruturado. Nosso compromisso é lutar para que os municípios tenham condições de oferecer esse atendimento com qualidade e rapidez”, afirmou.
Já o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou o empenho do Governo do Estado em aprimorar o serviço em parceria com os municípios. “O Samu é estratégico para a saúde pública e nosso objetivo é avançar em melhorias, garantindo mais eficiência e segurança no atendimento de urgência. Essa parceria com os consórcios e com a Amunes é essencial para o fortalecimento do sistema”, disse.
A Amunes reforçou que a pauta da saúde, em especial a manutenção e a expansão do Samu 192, está entre as prioridades da instituição. A entidade afirmou que seguirá atuando como articuladora junto ao Governo do Estado para buscar soluções que assegurem recursos e melhorias, consolidando o atendimento de emergência como uma política pública de qualidade em todo o Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo