NOTÍCIAS
TRE-ES inicia cadastramento biométrico em 15 municípios capixabas
Ação busca ampliar a segurança do processo eleitoral e agilizar o atendimento ao eleitorado do interior do Espírito Santo, com consulta e agendamento disponíveis online
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) iniciou o processo de convocação para o cadastramento biométrico em 15 municípios do interior capixaba. As cidades contempladas são Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
Com o objetivo de alcançar o maior número possível de eleitoras e eleitores, o tribunal está utilizando carros de som, cartazes e materiais digitais distribuídos via WhatsApp. As ações buscam reforçar a importância da coleta das digitais e orientar a população sobre como agendar o atendimento. Para evitar filas e deslocamentos desnecessários, o TRE-ES desenvolveu um site exclusivo (aqui) para consulta da situação cadastral e marcação de horário:.
A medida faz parte dos esforços para modernizar e garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. Além do cadastramento nos municípios, o TRE-ES e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) estão finalizando o envio de cerca de 500 mil cadastros biométricos e biográficos do banco de dados da Identificação Civil Nacional do Espírito Santo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os repasses começam em novembro e, segundo o cronograma, até março de 2026 todos os dados estarão integrados. A partir daí, cada novo registro será automaticamente enviado ao TSE em tempo real, fortalecendo a base nacional de identificação dos eleitores brasileiros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo