NOTÍCIAS
Itaguaçu adere ao Programa ES Inteligente
Município adere a iniciativa que prevê melhorias em iluminação pública, energia limpa e infraestrutura de telecomunicações por meio de Parceria Público-Privada (PPP)
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
Nessa terça-feira (28), o município de Itaguaçu, na região Serrana do Espírito Santo, assinou o acordo de cooperação técnica do Programa ES Inteligente, consolidando a parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O objetivo é estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada à modernização da iluminação pública, instalação de miniusinas solares e ampliação da infraestrutura de telecomunicações.
Com a adesão, Itaguaçu passa a integrar o grupo de 28 municípios capixabas que já participam do programa, fortalecendo a gestão pública e promovendo melhorias na infraestrutura urbana.
O prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento local. “Este é um projeto inovador que trará tecnologia, sustentabilidade, com o uso de energia limpa, e videomonitoramento para melhorar a segurança pública, além de uma série de benefícios que o Bandes está trazendo para o nosso município, por meio do governo do Estado”, afirmou.
Na mesma linha, o delegado titular do município, Renan Alves dos Santos, ressaltou os ganhos em segurança e inclusão social. “De fato, o Programa Cidades Inteligentes é importante para a segurança pública, com ferramentas como o circuito de videomonitoramento e a iluminação inteligente. Mas também há aspectos sociais relevantes, como a inclusão digital e o aumento das oportunidades, sobretudo para os jovens”, destacou.

Segundo o Bandes e o IPGC, responsáveis pela estruturação e operacionalização do projeto, os estudos de viabilidade técnica terão início em breve. Essa etapa é fundamental para identificar os investimentos necessários, tanto do parceiro privado quanto do município, e garantir a eficiência e sustentabilidade das futuras ações. “É nesse momento que identificamos as reais necessidades do município, as oportunidades de investimento e o potencial de retorno para a população. No caso de Itaguaçu, esses estudos vão permitir alinhar o projeto à vocação econômica local, garantindo soluções sob medida em iluminação, energia limpa e conectividade”, explicou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.
Sobre o Programa
O ES Inteligente é uma iniciativa que busca oferecer serviços públicos modernos e sustentáveis por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Entre as ações previstas estão o Wi-Fi público, a geração de energia limpa e o fortalecimento da segurança urbana.
Com a participação de 28 municípios, o programa já impacta mais de 1,8 milhão de capixabas, o que representa cerca de 40% da população do Estado. As soluções integradas incluem iluminação pública inteligente, usinas fotovoltaicas e redes de telecomunicações, além de projetos voltados ao saneamento e à gestão de resíduos sólidos urbanos. “O apoio do Bandes permite que também municípios menores, como Itaguaçu, avancem em projetos estruturantes e sustentáveis. Com o ES Inteligente, unimos planejamento técnico e visão de futuro para promover desenvolvimento, energia limpa e conectividade para a população”, destacou o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br
Compartilhar Conteúdo