Presidente da Amunes participa da COP 30, em Belém

Lubiana Barrigueira tem participado de debates, capacitações e painéis, ao lado de lideranças políticas, especialistas e representantes de diversos países

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

O presidente da Amunes e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, está em Belém (PA) participando, ao lado do governador Renato Casagrande e de líderes de todo o mundo, da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Também estão participando da programação o presidente do Consórcio do Caparaó e prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualhano, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. 

Desde segunda-feira (10), o presidente da Amunes tem participado, ao lado de lideranças políticas, especialistas e representantes de diversos países, de debates, capacitações e painéis em torno das medidas e soluções que as nações podem adotar para enfrentar os desafios ambientais globais.

Nessa terça-feira (11), Lubiana participou do painel “Gestão de Crises Climáticas e Governança Municipal: Ação Integrada para Prevenção e Resposta”,  junto com outros representantes do Espírito Santo e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. 

Barrigueira falou sobre o papel dos municípios e do Estado e o apoio jurídico em situações de calamidades, discutindo como as prefeituras, promotorias e órgãos de segurança estão se preparando para lidar com os impactos das mudanças climáticas. O debate também abordou estratégias municipais, o apoio jurídico em emergências, a atuação da Defesa Civil e dos Bombeiros, além do uso de recursos para infraestrutura de resiliência.

Segundo o prefeito, o enfrentamento às mudanças climáticas exige ação imediata e coordenada entre todos os entes da federação.

“É preciso agir agora. As mudanças climáticas já são uma realidade, e cada município precisa fazer a sua parte. Devemos desenvolver ações locais, fortalecer as políticas ambientais e unir desenvolvimento econômico com cuidado ao meio ambiente. Só assim construiremos um futuro mais sustentável e seguro para todos”, destacou Barrigueira.

Lubiana destacou a importância da participação efetiva e das ações desenvolvidas pelos municípios, que estão na ponta lidando diretamente com os desafios e executando as soluções que fazem a diferença no enfrentamento das mudanças climáticas.

“São os prefeitos, governadores e a população local que implementam as ações “na ponta”: fiscalizando o desmatamento, investindo em reflorestamento e fazendo a transição para fontes de energia limpas”, disse. 

Durante a abertura oficial da Conferência, na segunda (10), o governador do Estado, Renato Casagrande fez o lançamento da plataforma digital do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC), disponível em: https://pcmc.es.gov.br/home. O novo canal reúne, em um único ambiente, as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no enfrentamento à crise climática.

Saiba mais clicando aqui. 


 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo