Amunes realiza 1º Encontro de Gestores e reafirma parceria com o Governo do Estado

Encontro foi realizado nesta quarta-feira (03), reunindo prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em

Nesta quarta-feira (03), a Amunes, em parceria com o Governo do Estado, realizou o 1º Encontro de Gestores, reunindo toda a diretoria da associação, além de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas e outros gestores municipais. O governador do Estado, Renato Casagrande, o vice-governador, Ricardo Ferraço, além de secretários de Estado, representantes do Ministério Público do ES (MPES) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e secretários municipais também participaram. 

O encontro teve como propósito promover integração, diálogo e fortalecimento da gestão municipal, além de fomentar uma gestão pública responsável, destacando os principais desafios para 2026 e a importância da cooperação do estado para garantir resultados sólidos, duradouros e capazes de transformar realidades locais.

O presidente da Amunes e prefeito de Nova Venécia, Mário Sergio Lubiana, anfitrião do encontro, apresentou uma retrospectiva com as principais iniciativas e atuação da entidade a nível estadual e nacional em 2025, mas focou sua fala, principalmente, nos projetos previstos para o próximo ano e nas pautas prioritárias e que demandam mais atenção dos gestores municipais. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, fez uma apresentação no evento. Dialogando diretamente com os líderes municipais, Casagrande falou sobre a cooperação do Estado com os municípios, afirmando que o Estado seguirá apostando e investindo nas cidades mas essas precisam estar empenhadas para realizar projetos e executar os investimentos. “É preciso ter coragem para investir nos municípios e isso o Governo do estado tem”, disse Renato Casagrande. 

Casagrande falou, também, sobre as parcerias em programas e entregas, e os investimentos recordes que têm sido realizados nos últimos anos em diversas áreas, como saúde, educação e infraestrutura. Destacou que a parceria vai continuar no próximo ano e que a integração dos municípios com o Estado leva à eficiência e fortalecimento da gestão municipal.

Coincidentemente, o encontro aconteceu no dia do aniversário do governador, que celebra 65 anos nesta quarta-feira (03). A Amunes e os diversos municípios presentes não poderiam deixar de parabenizar e homenagear o governador, com bolo e parabéns, cantado em coro por todos os presentes. 

PROJETOS E PARCERIAS 

Neste ano, a parceria da Amunes com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) resultou na criação do Selo de Segurança Pública Municipal, uma iniciativa inovadora construída de forma integrada com o estado e os municípios, com o objetivo de reconhecer, incentivar e certificar boas práticas municipais relacionadas à prevenção da violência, fortalecimento da cidadania e integração com órgãos de segurança e justiça. O procurador-geral de Justiça, Dr. Francisco Berdeal, e o dirigente do Centro de Apoio Operacional do MPES, Ronald Lopes, apresentaram a todos os presentes a proposta do Selo, que estimula as prefeituras a adotarem políticas consistentes, transparentes e efetivas, aproximando o poder público da sociedade e garantindo mais proteção aos cidadãos. Após a apresentação, foi assinado um termo de cooperação entre MPES, Amunes e Governo do Estado, por meio das secretarias de Governo (SEG), de Segurança Pública (SESP) e de Justiça (Sejus). 

Outro parceiro estratégico dos municípios é o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que foi representado pelo conselheiro Sergio Aboudib. Como órgão fiscalizador mas, principalmente, de orientação, é papel do TCE-ES alertar os gestores sobre os aspectos que ainda demandam maior atenção e reforço, e a importância da estabilidade fiscal como pilar central da administração pública moderna. Aboudib apresentou um panorama técnico e estratégico sobre a realidade dos municípios capixabas e a evolução dos indicadores municipais. 

Uma das principais preocupações dos gestores municipais é o cenário de incerteza com a Reforma Tributária, a partir de 2026, podendo trazer impactos diretos no planejamento, na capacidade de investimento e no equilíbrio das contas públicas. Assim, foi criada  a Câmara Técnica de Gestão Tributária Municipal, liderada pela Secretaria da Fazenda, nas pessoas do secretário Benício Costa e do subsecretário Thiago Venâncio, que participaram do Encontro de Gestores  orientando para as mudanças da reforma tributária e como os municípios devem se preparar, se ainda não o fizeram.  

O diretor da Aderes, Alberto Gavini, fez o convite a todos os prefeitos e prefeitas para a Feira dos Municípios 2026, que vai acontecer de 28 a 31 de maio, no Pavilhão de Carapina, na Serra, certo de contar novamente com a participação e dedicação de todos os municípios para repetir e superar o sucesso das últimas edições. 


 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo