NOTÍCIAS
Amunes prestigia entrega do Selo Diamante a municípios capixabas
25 municípios receberam o Selo na categoria máxima
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
Nessa segunda (9) e terça-feira (10), a Amunes, orgulhosamente, acompanhou a entrega do Selo Diamante a quatro municípios capixabas: Piúma, Anchieta, Serra e Viana. O Selo, iniciativa do Espírito Santo em Ação e da Transparência capixaba, certifica o bom resultado das administrações municipais com transparência e gestão das informações públicas.
Bruno Carvalho, secretário executivo da Amunes, esteve em Anchieta para entregar o selo ao prefeito Léo Português e sua equipe, e, em Piúma, com o prefeito Paulo Cola e servidores do municípios.
Na Serra, quem recebeu o reconhecimento foi a vice-prefeita, Gracimeri Gaviorno, junto com integrantes da administração municipal. Já na terça-feira, a entrega foi em Viana, ao prefeito Wanderson Bueno e equipe.

No total, 25 municípios foram classificados para receber o Selo Diamante, na avaliação de 2025. O Selo Diamante já foi entregue, nas últimas semanas, aos municípios de Cariacica, Cachoeiro e Alegre.

O Selo
O Selo é uma iniciativa do ES em Ação, com o apoio da Transparência Capixaba, e tem como objetivo reconhecer publicamente as administrações municipais que se destacam na gestão das informações públicas, com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e em critérios adicionais de boas práticas.
Ao todo, 43 municípios alcançaram os requisitos para receber o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025. A iniciativa certifica os municípios com classificação “Ótima” – correspondente a uma nota superior a 80 pontos – no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 (ITGP 2025).
Os dados de 2025 apontam um avanço significativo em comparação aos anos anteriores: 33 em 2024 e 29 em 2023. A edição de 2025 também registrou o maior número de cidades na categoria Diamante, com 25 municípios: Vitória, Vila Velha, Viana, Vargem Alta, Serra, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Piúma, Linhares, João Neiva, Itarana, Iúna, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta e Aracruz.
Receberam o Selo Ouro sete prefeituras (São Mateus, Santa Teresa, Marilândia, Marataízes, Laranja da Terra, Itapemirim e Boa Esperança), seis ficaram na categoria Prata (Venda Nova do Imigrante, Ponto Belo, Pancas, Jerônimo Monteiro, Ecoporanga e Guarapari) e cinco na Bronze (Conceição do Castelo, Nova Venécia, Montanha, Rio Bananal e São Domingos do Norte).
Para participar, as prefeituras precisaram obter nota superior a 80 pontos, classificada como “Ótima”, além de assinar o Termo de Compromisso com a Transparência e Governança Pública pelo município e cumprir itens imprescindíveis, altamente recomendados previstos no Guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, da Transparência Internacional – Brasil e do Instituto Governo Aberto.
A avaliação considera seis dimensões: aspectos legais e normativos; plataformas; transparência administrativa e governança; transparência financeira e orçamentária; comunicação, participação social e engajamento; e obras públicas – este último, incluído pela primeira vez em 2025.
A comparação entre os últimos anos evidencia a evolução no cenário capixaba. Em 2024, 11 municípios receberam o Selo na categoria Diamante, 11 na Ouro, dois na Prata e nove na Bronze. Já em 2025, além do crescimento no total de participantes, houve um salto expressivo na categoria de excelência máxima, sinalizando maior aderência das prefeituras às práticas de boa governança pública.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Compartilhar Conteúdo