NOTÍCIAS
28 municípios capixabas já aderiram ao Programa ES Inteligente
Programa ES Inteligente é coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes)
| Assessoria de Comunicação | Atualizado em
Fortalecer os municípios capixabas, ampliando oportunidades de inovação em infraestrutura, tecnologia e modernização, é um dos principais objetivos do Programa ES Inteligente. Coordenada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a iniciativa já está presente em 28 cidades e agora chega a Itarana, no interior do Estado. Na última semana, foi realizada uma visita técnica ao município para apresentar os projetos de modernização e contribuir com o planejamento de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.
A reunião, na prefeitura do município, contou com a participação do prefeito Vander Patrício, que destacou a importância da visita e do Programa para a região: “A presença do Bandes em nossa cidade demonstra sensibilidade com os municípios do interior e reforça o compromisso com o desenvolvimento regional. O programa ES Inteligente representa uma importante ferramenta para impulsionar a inovação, a modernização da gestão pública e o fortalecimento do ambiente de negócios”, disse.
O prefeito também enfatizou a importância da ação para atender às demandas do município: “Para Itarana e toda a nossa região, iniciativas como essa significam mais oportunidades, mais eficiência na administração e, principalmente, mais qualidade de vida para a nossa população. Estamos sempre abertos a parcerias que tragam crescimento sustentável, tecnologia e novas perspectivas para o nosso município”, acrescentou.
A apresentação das iniciativas desempenhadas pelo Programa foi conduzida pelo diretor de negócios do Bandes, Marcos Kneip, além do coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto, junto ao assessor Paulo Brusqui.
Na ocasião foram alinhados os principais objetivos, diretrizes e o papel do Bandes no apoio à estruturação de projetos por meio de PPPs. Também foi apresentada a modelagem do projeto Cidade Inteligente, com destaque para as soluções integradas de iluminação pública, a implantação de usina solar e os serviços de telecomunicações, evidenciando avanços em sustentabilidade e na modernização da infraestrutura urbana.
“Levar o ES Inteligente a Itarana reforça o compromisso do Bandes com o fortalecimento dos municípios capixabas por meio de soluções estruturadas, sustentáveis e inovadoras. Nosso papel é apoiar as prefeituras na modelagem de projetos consistentes, especialmente por meio de Parcerias Público-Privadas, garantindo segurança técnica, eficiência e viabilidade econômica. Ao integrar iluminação pública moderna, geração de energia solar e ampliação da conectividade, promovemos não apenas a modernização da infraestrutura urbana, mas também criamos bases sólidas para o desenvolvimento social e econômico local”, afirma Marcos Kneip.
ES Inteligente junto ao desenvolvimento capixaba
Atualmente, 28 municípios já aderiram ao Programa ES Inteligente e desenvolvem projetos que promovem avanços significativos na infraestrutura urbana. Entre as ações realizadas estão a modernização da iluminação pública, a implantação de usinas solares fotovoltaicas, a ampliação das telecomunicações e da conectividade, a instalação de sistemas de videomonitoramento, a disponibilização de Wi-Fi público, a implementação de fibra óptica em prédios públicos e iniciativas voltadas à gestão de resíduos sólidos urbanos, gerando impacto direto na qualidade de vida da população.
O coordenador, Vilker Zucolotto, ressaltou o impacto dos resultados já alcançados pelo Programa, no desenvolvimento capixaba: “O ES Inteligente já demonstra, na prática, resultados concretos em diversos municípios capixabas, promovendo ganhos de eficiência, sustentabilidade e melhoria dos serviços públicos. É importante destacar que Itarana manifestou interesse em conhecer o Programa após participar do fórum promovido pelo Bandes, o que reforça a importância desses espaços de diálogo e articulação com os gestores municipais. Nosso objetivo é justamente esse: apresentar soluções estruturadas, compartilhar experiências bem-sucedidas e apoiar tecnicamente as prefeituras na construção de projetos viáveis e transformadores”, pontuou.
Com a visita técnica a Itarana, a expectativa é avançar na consolidação do município como referência em inovação e qualidade na estruturação de uma cidade mais resiliente, somando-se ao movimento de desenvolvimento sustentável que cresce no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
(27) 99802-7655 / (27) 99941-1114
comunicacao@amunes.org.br
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
Compartilhar Conteúdo